São os exames para determinar a presença e a quantidade de substâncias orgânicas e inorgânicas no soro. Investigam o funcionamento dos processos metabólicos do organismo.
As principais dosagens são glicose, creatinina, uréia, colesterol total e frações, triglicerídeos, proteínas, eletrólitos, enzimas, função cardíaca e função hepática, entre outros.
É o local onde condições relacionadas ao sangue e suas frações são investigadas. O hemograma é o exame mais comum entre as solicitações médicas dentro deste grupo.
Teste de coagulação e classificação do tipo sanguíneo ABO/Rh são alguns exemplos.
A endocrinologia é o setor responsável pelos testes hormonais. As moléculas produzidas por glândulas que exercem efeito sobre uma ou mais partes do corpo. Com métodos de Imunofluorescência, quimiluminescência e radioimunoensaio, são realizados exames que verificam as dosagens dos hormônios.
Dosagens de PSA e TSH são alguns exemplos.
São realizados testes sorológicos para identificar doenças relacionadas a alterações na capacidade de defesa do organismo e resposta contra infecções.
Teste de gravidez, HIV, marcadores tumorais e hepatites são alguns exemplos.
É o setor responsável pelo cultivo, isolamento e identificação de bactérias, fungos e leveduras causadores de doenças.
Uruculturas e coproculturas são exemplos.
Por meio de análise microscópica direta, se destina a diagnosticar micoses, infecções por fungos, podendo ser pesquisados em secreções, couro cabeludo, cabelo, unhas e lesões de pele.
É a análise da urina, importante para detectar substâncias que podem apontar a presença de patologias que não manifestam sintomas. Realizados através do exame físico, químico e microscópico.
Nele é realizado a pesquisa da existência de determinado microrganismos, como protozoários e vermes.
Pesquisa de sangue oculto e parasitas nas fezes, são alguns exemplos.
Este setor deve ser capaz de reconhecer o risco químico decorrente da exposição, intencional ou não, aos agentes tóxicos.
O exame toxicológico é um exemplo, realizado a partir da coleta de uma pequena amostra de cabelos ou de pelos corporais.
Permite a determinação de linhagens, o diagnóstico genético de vulnerabilidades a doenças hereditárias e o vínculo genético entre duas pessoas. Por exemplo, o teste de paternidade.